Congresso brasileiro enaltece o protagonismo das mulheres na agropecuária, participe!

Criado por: Admin - 24/10/2019

Assim como em outras áreas predominantemente masculinas, a mulher também tem se destacado no agronegócio. Segundo dados da Comissão sobre a Situação da Mulher da Organização das Nações Unidas (CSW/ONU), 43% dos pequenos agricultores em mundo todo são do sexo feminino. Diante desse cenário, o Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária reservou um espaço para debater o papel das mulheres no desenvolvimento e fortalecimento do setor.


Na programação do evento, marcado de 5 a 7 de novembro, em Brasília, está prevista a participação de diversas mulheres, inclusive ministras de Estado, executivas, técnicas e produtoras. Dia 6, a partir das 17h, a plenária Protagonismo das Mulheres na Agropecuária receberá a Representante Residente da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavalla; e a Vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Carminha Missio.


A prefeita São Bento do Una (PE), Débora Almeida, também participará deste debate, representando todas mulheres à frente da administração municipal com resultados positivos conquistados. Localizado no agreste pernambucano, o Município é o maior produtor de ovos das regiões Norte e Nordeste, e o quinta do Brasil. São 59 produtores de pequeno, médio e grande porte, que geram 13 mil empregos diretos e indiretos.


Exemplo

O bom exemplo da gestão pernambucana se repete por todo o país. Tanto que pesquisa da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) apontou: 30% das mulheres que atuam no agronegócio são responsáveis pela gestão; 59,2% são proprietárias ou sócias; 30,5% fazem parte da diretoria – gerentes, administradoras ou coordenadoras; 10,4% são funcionárias ou colaboradoras; e 57% participam de sindicatos e associações rurais.


Para o presidente da CNM, Glademir Aroldi, a participação das mulheres no primeiro Congresso da Agropecuária reforça o protagonismo feminino na gestão e no desenvolvimento de políticas para a agricultura e a pecuária no Brasil. O presidente Aroldi estende o convite feito as prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras as demais gestoras do setor. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento. 


Por Raquel Montalvão

Foto: EBC

Da Agência CNM de Notícias