Comenda Desembargador José Martinho Lisboa é entregue em sessão solene presencial, com restrições de biossegurança

Criado por: Admin - 06/11/2021

A propositura foi do vereador pastor Edilson de Araújo

A Câmara Municipal de Jacaraú, realizou no dia 29 de outubro, sessão solene para entrega de homenagem ao senhores Manoel Leôncio da Silva (In Memoriam) e Antônio Alvino Barbosa. De autoria do vereador pastor Edilson de Araújo, os homenageados foram agraciados com a Comenda Desembargador José Martinho Lisboa.

Estiveram participando da sessão, vereadores, vereadora, assessores e alguns famíliares do homenageados pelo Poder Legislativo Jacarauense. Devido a pandemia da Covid-19 houve restrição ao Plenário.

Manoel Leôncio (In Memoriam) foi representado por Deivid Wlisses de Brito Silva e Antônio Alvino por Antônio Alvino Filho.

MANOEL LEÔNCIO DA SILVA - Tenente da Polícia Militar

Manuel Leoncio da Silva nasceu no dia14 de outubro de 1912, na cidade de Gurinhem, interior da Paraíba. Filho do casal de agricultores Leóncio Francisco da Silva e Sebastiana Maria da Conceição, começou a trabalhar bastante jovem. E quando tinha 18 anos pediu permissão a seu pai para deixar seu lar e ir à capital paraibana, com a intenção de arrumar um emprego melhor.

Devidamente autorizado pelo seu genitor, o destemido jovem do interior se dirigiu à João pessoa, onde em poucos dias entrou na polícia militar do Estado. Sua carreira policial foi muito bem-sucedida, pois o jovem era vocacionado no exercício dessa nobre função.

Um de seus feitos mais notáveis foi o de, quando delegado da cidade de Jacaraú, colocar um fim na carreira de um bandido de altíssima periculosidade. Esse fato ocorreu na feira livre de Jacaraú (o fato da morte de Jerônimo), onde o que ferimento na perna. Até hoje, os mais antigos lembram-se do extraordinário ato de bravura que esse tenente demonstrou nessa ação policial. Ao longo de sua vida, Seu Manoel Leôncio sempre trabalhou com afinco e dedicação fazendo Jus a essa homenagem.

ANTONIO ALVINO BARBOSA

Agente penitenciário reformado, nasceu no dia 16/01/1938, no sítio Salitre em Jacaraú-PB. Seus pais eram agricultores e como os demais filhos daquela época, iniciou sua vida, também no campo, contribuindo para o sustento da família. Com muito esforço, o mesmo ainda conseguiu estudar até a 3ª série do ensino fundamental, na Escola Estadual Castro Pinto, nesta cidade.

Em 1960, o mesmo ingressou na área de segurança do Estado da Paraíba, desempenhando a função de Carcereiro, denominada, Agente Penitenciário. Na sua cidade de origem, trabalhou por durante 40 anos na mesma função, encontrando-se atualmente reformado.

Mesmo sendo de origem humilde, ele sempre buscou implementar algo a mais na sua trajetória de vida, fato esse que o qualificou para o bom desempenho durante o período de exercício da função. Ao longo de sua carreira na área da segurança, a sociedade jacarauense teve a oportunidade de presenciar, vários feitos positivos em benefício do seu próprio povo. Dessa forma fazendo Jus a essa homenagem.

Confira algumas imagens CLIQUE AQUI

Assessoria CMJ